Monges da Trindade

Quem somos?
Somos uma comunidade de monges e monjas que dedicam toda a sua vida a Deus, buscando viver em continuidade com a tradição monástica mais antiga. Assim, almejamos viver na busca constante de Deus como o nosso Único Absoluto, na oração constante, na meditação contínua da Palavra de Deus e na comunhão fraterna, a serviço da Igreja e de todos aqueles que desejam conhecer e amar a Deus, experienciando-O em suas vidas.

O Mosteiro
Mais que o lar dos monges e das monjas, é um lugar onde eles, afastados dos tantos males do mundo moderno, dedicam-se à busca de Deus, pela oração e a vivência do amor entre irmãos, buscando viver como verdadeira família. Assim, o mosteiro torna-se, para todos os homens e mulheres de hoje, um pólo de irradiação da vida espiritual.

Nossa Oração
A oração é um meio privilegiado para a vivência concreta da busca de Deus como o “Único Absoluto” da vida do monge. É na oração que o monge vive e aprofunda sempre mais a comunhão íntima com Deus-amor, conhecendo-O experiencialmente. No seu cotidiano, os monges da Trindade cultivam várias formas de oração:

• Celebração Eucarística;
• Ofício Divino;
• Oração meditativa;
• Lectio divina;
• Retiros individuais;
• Rosário.

Comunidade Monástica: uma vida de família
Nossa vida em comunidade se parece, em muitos aspectos, com a vida de família. Buscamos viver num clima de alegria, simplicidade, partilha de vida e diálogo, rezando e trabalhando juntos. À frente da comunidade está o Abba, ou Abade, o pai espiritual dos monges, o responsável pela vida fraterna entre todos.

“Ora et Labora”

Fiéis à nossa vocação monástica, buscando viver o “ora et labora” (oração e trabalho), buscando a Deus em meio às diversas atividades do dia a dia.
O monge da Trindade vive do trabalho e da proviência do Pai, procurando equilibrar os momentos de oração com os trabalhos diários. Dentre eles, destacam-se a fabricação de trufas, bombons, e uma grande quantidade de variedades de chocolate, licores, resturação de imagens sacras, quadors (em pirografia e a óleo), ícones, iluminuras, mosaicos, encadernações (cadernos personalizados, monografias e álbuns).

Partilhando a nossa vida
A partir da intimidade com Deus, os monges e as monjas, experimentados na vida espiritual, sentem-se desejosos de partilhar com o povo a sua experiencia, auxiliando-os nos diversos problemas se dua vida. Como?
• atendimentos e aconselhamentos espirituais;
• momentos d eoração;
• selebração da Santa Missa;
• Caminho de Emaús - uma iniciação à vida de oração, um auxílio para aprofundar o conhecimento e a intimidade do orante com Deus.

Horários do Mosteiro

5h10 - Despertar
5h30 - Primeira Oração: Vigílias
6h15 - Oração Individual (em Silêncio)